Caixa facilita produção e aquisição de imóveis
A Caixa Econômica Federal anunciou na semana passada novas medidas que deverão facilitar a aquisição e a produção de imóveis.
As novidades reconhecem a importância da indústria da construção imobiliária para o crescimento econômico, a geração de emprego e a redução do déficit habitacional. Atenderam a propostas do SindusCon-SP e de outras entidades do setor, feitas por meio da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção). Eis algumas:
1) Redução da taxa de juros de financiamentos na modalidade Poupança Caixa, para 2,80% mais remuneração da poupança.
2) No Programa Casa Verde e Amarela, redução de 0,5% nos juros para menores rendas, e mais subsídios para aquisição.
3) Financiamentos para aquisição de imóveis novos e usados podem ser feitos com até seis meses de carência para começar a pagar.
4) Empresas poderão contratar crédito de uma nova linha para aquisição, construção e reforma/ampliação de imóveis comerciais, com juros a partir de 3,15% ao ano mais a remuneração da poupança.
5) A partir de 18 de maio, vigorará o Novo Plano Empresário, com mais facilidades para financiar a produção de empreendimentos, como poder escolher o melhor momento de repasse das unidades.
6) Prorrogação até o final do ano de medidas de apoio à indústria imobiliária, como prazos de carência de 180 dias para início das obras e início da amortização da dívida das obras concluídas, e liberação de parcelas com vistoria posterior.
7) Adiamento até 30 de junho da taxa promocional das linhas Apoio à Produção e Plano Empresário.
8) A partir de 18 de maio, financiamento de empreendimentos de habitação popular com doação de terreno por ente público.
9) Nova linha de crédito “Seu Lar do seu Jeito”, para famílias com pessoa com deficiência, para reformas de adaptação de residências.
Fonte: Sindusconsp