CONSTRUÇÃO CIVIL

Search
Close this search box.

CTQ busca soluções para desafios comuns às construtoras

Grupos de Trabalho do Comitê apresentam suas ações e projetos

Os coordenadores dos Grupos de Trabalho do CTQ (Comitê de Tecnologia e Qualidade) do SindusCon-SP apresentaram as atividades em andamento e as ações previstas para este ano, em reunião virtual realizada em 5 de maio. O encontro foi conduzido por Rodrigo Von Uhlendorff, coordenador do CTQ. 

Os GTs mobilizam mais de 50 profissionais das construtoras, buscando soluções para os desafios comuns enfrentados pelas construtoras. As ações relatadas, pelos respectivos coordenadores, foram as seguintes: 

Gestão e Produtividade

Paulo Aridan Mingione. Após estudos voltados à racionalização da produção, passou a ter como foco a industrialização da construção. Está articulando com a AsBEA (Associação Brasileira de Escritórios de Engenharia e Arquitetura) a realização de um seminário a respeito do tema no segundo semestre. 

Recursos Humanos

David Fratel. Busca alinhar procedimentos e propor soluções para questões da área, tais como: relações contratuais com empreiteiros, saúde e segurança do trabalho, seguro garantia para serviços prestados, pejotização. Pretende tratar de temas como reforma trabalhista, ESG (Responsabilidade Ambiental, Responsabilidade Social e Governança), LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), retenção e engajamento, eSocial, inovações em RH, aplicativos de gestão de pessoas, home office, acolhimento de subempreiteiros e aconselhamento em RH. 

Lençóis Freáticos

Sussumu Niyama. Acompanha os projetos de lei sobre o tema, proporcionando subsídios técnicos para o aperfeiçoamento dos mesmos. Elabora um banco de dados para facilitar o acesso à legislação correspondente. 

BIM (Modelagem da Informação da Construção)

Paulo Sanchez. Trabalhará para disseminar o BIM 4 D, dimensão desta modelagem que objetiva tornar o planejamento e o controle das obras mais eficiente. Está organizando o Seminário BIM, a realizar-se em outubro. 

Seguros

Mauricio Bianchi. Buscará alinhar as necessidades das construtoras com novas tendências do mercado de seguros, como riscos cibernéticos, manutenção pós-obra e falhas de projeto. Atuará no relacionamento com as seguradoras. 

Plano de Gestão de Tecnologia

Renato Genioli. Objetiva a aderência das práticas construtivas à Norma de Desempenho. Divulgará o modelo que desenvolveu e apresentou ao CTQ, de montagem de um databook para as empresas registrarem e comprovarem que estão atendendo aquela norma. 

Concessionárias

Daniela Ferrari. Busca melhorias contínuas das concessionárias no atendimento às construtoras. Está avançando no projeto de adução de água da Sabesp nos canteiros em troca da isenção da taxa de esgoto. Obteve uma linha direta de WhatsApp com a Sabesp para a resolução de problemas de ligação de água, além de uma plataforma onde a construtora pode acompanhar o andamento dos processos. Tem um networking por WhatsApp entre os técnicos das construtoras que lidam com a questão. Pretende trabalhar na obtenção de cashback por investimentos em infraestrutura. Para as construtoras de habitação de interesse social, está atuando na redução da exigência de previsão de 200 litros/dia para 125 a 175 litros/dia. 

Tarefa

Rosilene Carvalho. Busca soluções para o pagamento por produtividade dos funcionários próprios e de subempreiteiros em acordo com a legislação trabalhista e tributária. Estuda propostas de aperfeiçoamento da legislação. 

Pós Obra e Inspeção Predial

Alexandre de Oliveira. Participa das Comissões de Estudos para a elaboração das Normas Técnicas de Inspeção Predial e Garantias de Edificações, na ABNT (Associação Brasileia de Normas Técnicas). Quando esta última estiver aprovada, deverá participar da revisão que se fará necessária em outras normas técnicas.  

Fonte: SINDUSCONSP