Gestão: a atividade de gerir, administrar, gerenciar. A gestão é uma função basilar dentro de qualquer empresa do mercado imobiliário, contemplando as mais diferentes áreas do conhecimento. Sem ela, não existe hierarquia, organização e progresso, e é precisamente para impulsionar as boas práticas de gestão que surgem o CRM e o ERP.
Não, CRM e ERP não são a mesma coisa. São conceitos muito diferentes, cada um com suas particularidades. Mas, quando unidos, podem representar uma inovação sem tamanho para a empresa onde são aplicados.
Modernidade, digitalização e produtividade: as bases do CRM e do ERP podem ser traduzidas em três palavras simples que, no entanto, são capazes de mudar os rumos do mercado imobiliário.
Hoje, vamos conhecer a dupla dinâmica da gestão imobiliária numa parceria entre CVCRM – Construtor de Vendas e Sienge. Está preparado? Vamos lá!
CRM – Customer Relationship Management
CRM é a abreviação comumente usada no mercado para se referir ao Customer Relationship Management.
Popularizado no formato de plataforma, o CRM é uma solução comercial voltada para a gestão de relacionamento com o cliente. Ou seja, o grande foco do software é gerir os pontos de contato entre empresa e consumidor, do momento da prospecção até o pós-venda.
Existe CRM para quaisquer negócios, mas também existem aqueles focados especificamente no setor onde se aplicam. Para o mercado imobiliário, portanto, existe o CRM Imobiliário.
A grande diferença desse tipo de CRM é sua aplicação precisa às necessidades do segmento. Dessa forma, o CRM imobiliário geralmente compilará soluções mais amplas, como os demais CRMs. A saber:
- Gestão de leads
- Funil de Vendas
- Workflow personalizado
- Integração com ferramentas de automação
- Histórico de leads
- Gestão de atendimento
Mas também trará funcionalidades mais pontuais, como:
- Mapa de disponibilidade
- Gestão de visita e vistoria
- Gestão de repasse
- Integração com portais imobiliários
- Espaço para o corretor de imóveis
ERP – Enterprise Resource Planning
ERP, por sua vez, refere-se ao termo Enterprise Resource Planning, ou Planejamento de Recursos Empresariais. A plataforma tem expertise na integração de processos da área financeira de uma empresa, gerenciando fluxos e permitindo uma visão maximizada para gestores e diretores.
Sendo assim, o ERP tem uma abordagem de gestão interna, procurando auxiliar a administração de todas as etapas gerenciais relacionadas às finanças.
Também é vendido sob o formato de software, mas, diferente do CRM, o ERP não trabalha na manutenção de atividades comerciais, e sim econômicas.
Algumas das principais funcionalidades do ERP são:
- Monitoramento de estoque
- Acompanhamento de pedidos
- Gestão de fluxo de caixa
- Integração com bons CRMs
- Controle de inadimplência
- Emissão de boletos e 2ªs vias
CRM e ERP: diferentes abordagens, mesmo objetivo
Bom, nós já conseguimos entender que, de fato, CRM e ERP não são a mesma coisa. Mas, na prática, qual a diferença primordial entre eles?
Fundamentalmente, o Customer Relationship Management e o Enterprise Resource Planning possuem histórias e evoluções completamente distintas.
O CRM nasceu a partir do Rolodex, uma ferramenta de armazenar cartões com dados sobre o potencial cliente. Com o passar dos anos, a estrutura evoluiu e acompanhou a digitalização dos processos de venda até chegar, enfim, ao que conhecemos como CRM.
Enquanto isso, o ERP surgiu com o sistema de produção em papel chamado EOQ. Ao adequar a solução, completamente manual, ao uso de um computador, o ERP começou a tomar forma e se moldar ao que vemos atualmente.
A princípio, podemos ver as diferenças basilares entre essas duas plataformas. Uma delas, o CRM, cresce através da necessidade de aproximar-se do cliente. A outra, então, surge como uma forma de mensurar gastos e organizar caixa. Mas não são apenas diferenças que compõem esses dois gigantes do mercado imobiliário.
Na verdade, CRM e ERP têm muito em comum: seus principais objetivos. Dentre eles, podemos destacar:
- Otimizar processos internos
- Integrar diferentes soluções
- Criar um ecossistema de tecnologia
- Gerar escalabilidade
- Aumentar a produtividade
- Reduzir gastos
- Modernizar o mercado
Está vendo? Existem mais objetivos compartilhados que diferenças fundamentais. E isso acontece porque tanto o ERP quanto o CRM chegam ao mercado imobiliário para mexer com o status quo das empresas e impulsioná-las a ir sempre além.
Unindo o útil ao agradável: fazendo CRM e ERP trabalharem juntos na sua incorporadora
Justamente por serem tão diferentes CRM e ERP se complementam tanto!
Ao aliar as duas plataformas na sua gestão imobiliária, você e suas equipes têm acesso a um controle completo e macro dos processos internos. Assim, é possível visualizar integralmente a sua empresa em duas telinhas de computador.
Quando integrados, CRM e ERP realizam o compartilhamento automático de informações e dados, otimizando a rotina de diferentes times dentro da organização.
Costumamos dizer, dessa maneira, que as plataformas, quando unidas, atuam da seguinte forma: o ERP gerencia tudo que acontece da empresa para dentro, ou seja, todos os processos internos, e o CRM gerencia tudo o que acontece da empresa para fora, ou seja, os processos relacionados à venda e contato com o cliente.